Dicas

É preciso saber lambiscar

Não é a toa que facilmente pecamos por gula. Comer é muito bom. Mas, infelizmente, perigoso. Assim como um veículo, o corpo precisa de uma série de cuidados para não te deixar na mão. A falta de combustível ou excesso de óleo no motor pode representar risco para o funcionamento da máquina humana. Priorizar a qualidade dos alimentos é tão importante quanto a condição da “gasolina”.

Segundo Andressa Lemos, nutricionista, a maneira como se alimenta é outro item essencial que deve estar associado à preocupação com a comida. Combinar e fracionar os três grupos alimentares – construtores, reguladores e energéticos – nas refeições é o segredo para viver de bem com a balança.

Andressa explicou que o café da manhã deve reunir adequadamente os representantes de cada grupo da cadeia alimentar. As fontes de carboidratos, como os pães, são fundamentais para ligar o motor humano assim que despertamos. “Por isso é importante se alimentar antes de sair para a caminhada matutina. Caminhar sem se alimentar é uma prática que proporciona somente a queima das calorias que estão na corrente sanguínea, não as que estão armazenadas, além de resultar em tonturas e formigamento. Para que isso ocorra é necessário ingerir carboidrato, responsável por abrir o ciclo”, explicou acrescentando que acordar sem fome é resultado de exageros na noite anterior.

Para manter uma vida saudável, a nutricionista acredita que seja necessário seguir a estrutura de um reinado. No período da manhã, você deve comer como um rei, alimentando-se com fontes de proteína, carboidrato, gordura e vitamaninas. No almoço, comporte-se como uma princesa. Reúna os mesmos representantes dos grupos de alimentos, porém em menor quantidade.

No jantar, vivencie a realidade de um mendigo. Exclua os carboidratos e gorduras (lanches, frituras, massas), substituindo-os por proteínas e vitaminas (frutas, fibras, verduras e sopas de legumes). Durante a tarde, quando o seu estômago emitir sinais de fome, está permitido lambiscar. Porém, somente alimentos saudáveis e inofensivos à qualidade da sua dieta. Andressa aconselha o consumo de barras de cereais e soja torrada (sabor natural), que tem sabor semelhante ao amendoim torrado.

Para emagrecer é inevitável a redução de comida no prato, no entanto, existe uma quantidade mínima de calorias, distribuída por quatro refeições diárias, que deve ser respeitada. A mulher precisa de no mínimo 1200 calorias por dia e o homem de 1500 mil. Mantendo a disciplina durante a semana você merece se parabenizar no sábado e domingo, sem se esquecer de manter a qualidade da dieta.

Pode sim se render e satisfazer saboreando um doce. “Mas, ao invés de comer um pudim de leite condensado, prefira um manjar de leite desnatado com calda de ameixas ou uma compota de frutas”, disse Andressa acrescentando que gordura, cafeína (café, chá preto e bebidas a base de cola) e gás (água e refrigerante) são totalmente dispensáveis da alimentação. Para não cair na tentação, evite ter esses produtos em casa. Outra dica da nutricionista é investir nos produtos de soja, principalmente o leite. “Tem baixo teor calórico e ainda ajuda na prevenção do câncer”, comentou.

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