Produtos

Cosméticos verdes

Da fitoterapia à culinária, passando pelos rituais de beleza, é indiscutível a importância e o poder das ervas. A cada dia, cresce o número de cosméticos feitos a base de plantas, inclusive frutas, e, obviamente, muitas ervas. Já por alguns anos, não se fala mais em cosméticos com ervas e sim em cosméticos verdes. Produtos ecológicos ganham cada vez mais destaque, e a cosmética não e uma exeção.

Tudo isso tem um motivo: a preocupação com o desenvolvimento econômico em equilíbrio com a preservação ambiental, a idéia do desenvolvimento sustentável sem destruir o meio ambiente. Os produtos ecologicamente corretos podem ser definidos como aqueles que contêm matérias-primas naturais renováveis, obtidas de maneira sustentável e que não tenham sido testadas em animais. Veja, a seguir, algumas espécies de plantas e sua aplicação nos rituais de beleza, que conseqüentemente atuam sobre o bem-estar:

Maracujá – presente na linha de produtos hair care (cuidados com os cabelos) e skin care (cuidados com a pele). Utilizado na forma de extrato, sua função é regular as atividades das glândulas sebáceas. Proporciona volume e leveza aos cabelos.

Óleo de macadâmia – promove hidratação, proteção e prevenção da perda de umidade da pele. Garante as funções normais e aparência saudável.

Camomila – calmante, emoliente e antiinflamatória. Clareia os cabelos e olheiras. Encontrada nas formas de creme, loção, gel, produtos infantis, pós-sol, pós-barba e tônicos faciais.

Alecrim – fortificante do couro cabeludo, tem ação anti-caspa e anti-queda. Proporciona excelente brilho aos cabelos escuros, estimula o crescimento e a circulação capilar. Pode ser aplicado na forma de chá.

Hamamelis – bom para pele e cabelos oleosos pela sua ação adstringente devido à presença de taninos. Encontrado na forma de xampu, sabonete e tônico.

Babosa (Aloe vera) – indicada para a pele, sobre a qual forma uma camada protetora. É refrescante, cicatrizante, calmante, umectante e regenera os tecidos. Usada em desodorantes, removedores de maquiagem, produtos pós-sol e anti-rugas.

Rosa-mosqueta – reduz cicatrizes e manchas, é usada no tratamento do envelhecimento precoce, sardas, na prevenção de estrias e deixa a pele com aparência renovada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *